Receitas veganas para o Natal 🎄 Testadas e aprovadas por nós!

Receitas veganas para o Natal 🎄 Testadas e aprovadas por nós!


Oi, gente querida! Aqui é a Dani. 
Sei que beleza não se limita a produtinhos mágicos para a pele. Beleza é um estado de espírito, um jeito de viver, e tem tudo a ver com o que a gente coloca para dentro também. Afinal, somos o que comemos, né? E com as festas de fim de ano chegando, já começo a pensar nos pratos deliciosos que vão enfeitar a nossa mesa. Pensando nisso, preparamos um presente especial para vocês: receitas veganas para um Natal cheio de sabor, saúde e brasilidade!
Eu já fui vegana por um ano, e sou vegetariana desde 2015. Continuo, é claro, consumindo e fazendo muita comida vegana. A Lu é vegana já faz uns bons anos também, e nós duas somos completamente esfomeadas 😅 Por isso, há anos, pesquisamos e fazemos receitinhas veganas em casa. Nossa seleção foi feita com muito carinho. Prepare-se para surpreender a família e os amigos com pratos que são uma festa para o paladar e para os olhos!

Assado de lentilhas com cogumelos e castanhas 

Essa é o prato que escolhi preparar pra ceia desse ano! Um assado de Natal cheio de coisas deliciosas e saudáveis: cogumelos, castanhas e lentilhas. Muito chique, né?

Ingredientes:
20g de cogumelos yanomami para celebrar a Amazônia ❤️, ou funghi secos
50ml de caldo de legumes morno
1 cebola picada grosseiramente
2 talos de salsão picados grosseiramente
2 cenouras picadas grosseiramente
300g de cogumelos frescos à sua escolha picados grosseiramente 
1 colher de sopa de azeite
4 dentes de alho ralados
2 colheres de sopa de tomilho fresco picado finamente
2 colheres de sopa de molho de tomate
200g de mix de castanhas picadas grosseiramente + 2 colheres de sopa para a cobertura (sugestão: castanha de caju e castanha do Pará)
2 colheres de sopa de pasta de missô 
3 colheres de sopa de amido de milho
2,5 xic de lentilhas cozidas

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200°C e forre uma forma de bolo inglês de 900g com papel manteiga. Coloque os cogumelos secos no caldo de legumes morno, cubra e deixe de molho até o momento de usar.
Adicione a cebola, o salsão, as cenouras e os cogumelos frescos picados em um processador de alimentos e pulse até que fiquem picados finamente, mas ainda com alguns pedaços maiores. Adicione o azeite a uma frigideira grande em fogo médio. Adicione a mistura de cogumelos processada e refogue por 10 minutos, até que toda a água liberada pelos cogumelos tenha evaporado e os vegetais estejam macios.
Acrescente o alho, o tomilho e o molho de tomate e refogue por 30 segundos, até perfumar.
Despeje esse refogado uma tigela com as castanhas picadas, a pasta de missô, o amido de milho e as lentilhas. Misture e tempere a gosto. Pique grosseiramente os cogumelos hidratados e adicione-os à mistura, juntamente com o líquido do molho.
Despeje a mistura na forma preparada, nivele e cubra com as 2 colheres de sopa restantes de nozes picadas. Asse por 40 minutos, ou até que um palito inserido saia limpo. Deixe esfriar por 15 minutos; então, desenforme e fatie para servir.
Crédito da foto e receita: Deliciously Ella

Lasanha ao Pesto

Tem como dar errado? Não testamos essa receita, mas parece deliciosa. Vale dar um toque brasileiro ao pesto, usando nossas castanhas brasileiras ao invés dos pinolis, ou até mesmo usar folhas de jambu pra dar um toque paraense. O Chef Thiago Castanho ensina esse pesto paraense no canal dele nesse vídeo aqui! Pode ser uma ótima ideia substituir o pesto dessa receita pelo do Thiago. 

Ingredientes:

Para o pesto:
80g de castanha do pará
75g de castanha de caju
25g de manjericão fresco
2 dentes de alho assados
Suco de ½ limão
1 colher de sopa de levedura nutricional
125ml de azeite
100ml de água
1 colher de melado de cana
Sal a gosto

Para a lasanha:
200g de espinafre picado
200g de ervilhas congeladas, descongeladas e bem escorridas
1 pacote (500g) de folhas de lasanha (usei folhas secas que não precisam ser pré-cozidas)
1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional)

Para o molho branco:
50g de tapioca
Suco de ½ limão
50g de levedura nutricional
1 colher de sopa de mostarda (de preferência Dijon, mas pode ser qualquer outra)
400ml de leite de castanha de caju ou amêndoas (ou mais, se necessário)
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 210°C.
Prepare o pesto colocando todos os ingredientes em um processador de alimentos potente e batendo até formar um pesto verde e espesso. Depois de batido, coloque o pesto em uma panela em fogo médio.
Adicione o espinafre picado e as ervilhas descongeladas e aqueça até o espinafre murchar. Uma vez murcho, desligue o fogo e reserve.
Prepare o molho branco colocando a farinha de tapioca, o suco de limão, a levedura nutricional, a mostarda, o leite de amêndoas e uma pitada de sal em uma panela em fogo médio. Cozinhe até que a mistura comece a borbulhar, mexendo sempre com um fouet para garantir que a mistura permaneça lisa e não forme grumos.
Continue mexendo até que a mistura fique espessa e elástica. Neste ponto, retire do fogo e continue mexendo para garantir que permaneça lisa - adicionando um pouco mais de leite de amêndoas se ficar muito espesso.
Quando estiver pronto para montar a lasanha, espalhe ⅓ da mistura de pesto no fundo de uma assadeira. Cubra com ¼ do molho branco e uma camada de folhas de lasanha. Repita este processo mais duas vezes, com molho pesto, molho branco e folhas de lasanha, até terminar todo o pesto e restarem folhas de lasanha por cima. Cubra com o restante do molho branco.
Polvilhe com levedura nutricional e cozinhe por 35 a 40 minutos, até borbulhar e dourar por cima.
Crédito da foto e receita: Deliciously Ella

Quiche de Cogumelos e Cebola Caramelizada com Tofu


Uma receita incrível que já testamos. O tofu, quando é batido, dá uma textura cremosa e muito boa pra essa quiche! 

Ingredientes

Para a massa:
1 ¼ xícara de farinha de trigo
¼ xícara de azeite
½ xícara de água fria
½ colher de chá de sal marinho

Para o recheio:
3 cebolas marrons
2 colheres de chá de açúcar de coco
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 xícara de cogumelos fatiados
1 colher de chá de azeite
1 colher de sopa de alecrim fresco
300g de tofu firme
3 colheres de sopa de levedura nutricional
½ colher de chá de sal marinho
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de tapioca
Pimenta a gosto

Instruções:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Em uma tigela, misture a farinha, o azeite, o sal e a água até formar uma massa macia. Faça uma bola com as mãos.
Polvilhe um pouco de farinha na bancada e abra a massa em um círculo. Coloque a massa em uma forma de torta (untada com azeite ou forrada com papel manteiga para facilitar a remoção) (ou achate a massa entre 2 folhas de papel manteiga).
Asse a massa por 10 minutos.
Enquanto isso, fatie as cebolas finamente (ou use um mandolim). Refogue-as em uma panela com azeite até ficarem macias. Em seguida, adicione o açúcar de coco e o vinagre balsâmico. Mexa com frequência e cozinhe até caramelizar.
Ao lado das cebolas, cozinhe os cogumelos fatiados em uma panela com azeite até que estejam cozidos. Reserve.
No liquidificador, misture o tofu, a levedura nutricional, o sal, a pimenta, a mostarda e a tapioca e bata até ficar bem cremoso.
Em seguida, monte a quiche. Coloque as cebolas caramelizadas primeiro, despeje o recheio de tofu e cubra com os cogumelos cozidos. Polvilhe um pouco de alecrim por cima e leve o quiche para assar no forno.
Asse a 180°C por 30-40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e sirva com uma salada.

Crédito da foto e receita: Healthy French Wife

Bolo de Limão com Mirtilos

Alguém se lembra do nosso bolo de aniversário? Não somos confeiteiras, mas esse bolo é muito fácil de fazer e saiu perfeito e delicioso. Vale muito a pena! Postamos até um vídeo em nosso perfil com a receita e o modo de preparo. Confira aqui neste link.

Ingredientes secos:
3 2/3 xícaras (440 g) de farinha de trigo
1 1/2 xícaras (300 g) de açúcar granulado ou açúcar de coco
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Ingredientes molhados:
1 1/2 xícaras (360 mL) de leite sem laticínios, em temperatura ambiente
1/2 xícara (113 g) de manteiga vegana ou óleo de coco, derretido e resfriado à temperatura ambiente
1/2 xícara (120 g) de iogurte vegano, em temperatura ambiente
1 colher de sopa de raspas de limão siciliano (cerca de 1 limão)
3 colheres de sopa de suco de limão siciliano fresco (cerca de 1 limão)
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1/2 xícara de mirtilos frescos

Cobertura:
1 xícara (226 g) manteiga vegana
1-2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de geleia de mirtilos
Suco de 1 limão

Para fazer o bolo:
Pré-aqueça o forno a 175°C e forre duas formas de bolo antiaderentes de 20 cm com papel manteiga. (Se você não tiver formas antiaderentes, unte as formas com spray de cozinha ou óleo de coco e polvilhe com cerca de 1 colher de sopa de farinha extra por forma.)

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio.
Em uma tigela média, misture o leite vegetal, o óleo de coco, o purê de maçã, as raspas de limão, o suco de limão e o extrato de baunilha.
Incorpore a mistura líquida aos ingredientes secos até combinar, certificando-se de que não haja grumos de mistura seca restantes.
Incorpore os mirtilos.
Divida a massa uniformemente entre as formas preparadas e leve ao forno por 33 a 35 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Os bolos devem estar completamente firmes e elásticos ao toque.
Retire os bolos do forno e inverta-os cuidadosamente sobre uma grade de resfriamento, depois vire-os para cima. Deixe os bolos esfriarem completamente; isso deve levar cerca de 30 minutos.

Para fazer a cobertura:
Use uma batedeira para misturar o buttercream com a geleia de mirtilo até ficar bem combinado. Bata a manteiga vegana até ficar fofa, por cerca de 3 minutos. Em seguida, vá adicionando o açúcar de confeiteiro aos poucos, misturando entre as adições. Adicione a geleia de mirtilo, juntamente com a baunilha, e continue misturando até combinar. Se a cobertura parecer que pode começar a se separar, adicione outra xícara de açúcar de confeiteiro.

Quando estiver pronto para confeitar, coloque um bolo em um prato ou suporte para bolo. Espalhe uniformemente cerca de ⅔ de xícara da cobertura de mirtilo sobre a primeira camada. Coloque o segundo bolo por cima e cubra com cerca de ½ xícara da cobertura de mirtilo. Use a cobertura restante para confeitar generosamente as bordas e laterais do bolo (você pode ter alguma cobertura restante). Decore com mirtilos frescos e fatias de limão.
Fatie e sirva. Guarde o bolo em um recipiente hermético na geladeira por até 5 dias ou no freezer por até um mês; guarde qualquer cobertura restante em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana.

Para a geleia:
Você pode usar uma geleia pronta ou fazer em casa. Caso queira fazer, segue a receita:
150g de mirtilos
1/2 limão

Adicione os mirtilos a uma panela média e acrescente o suco de limão e os mirtilos. Ligue o fogão em fogo alto e deixe os mirtilos começarem a ferver, por cerca de 5 minutos. Reduza o fogo, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos.

Retire do fogo e amasse os mirtilos na panela com um garfo. Transfira a geleia para um frasco grande que possa ser hermeticamente fechado. Deixe o frasco esfriar por 10 minutos antes de transferi-lo para a geladeira para gelar por uma hora.

Créditos da foto e da receita perfeita: @the_bananadiaries

Cookies de chocolate e castanha do pará


Sabe aquele cookie macio, bem chocolatudo? É esse. A pasta de amendoim da massa deixa ele bem molhadinho. Somos viciadas nessa receita e todo mundo que experimenta fica alucinado!

Ingredientes:
43g Açúcar refinado
112g Açúcar demerara
4g Sal
40g Castanhas do Pará picadas
112g Chocolate amargo vegano picado
205g Farinha de trigo
20g Cacau em pó
1/2 colher de chá Bicarbonato de sódio
65g Óleo de coco
72g Pasta de amendoim
100g Melado de cana 
40g Água

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Em uma tigela grande, misture o açúcar refinado, o açúcar demerara, a farinha de trigo, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, as castanhas, o sal e o chocolate picado. (Para melhores resultados, peneire o cacau, a farinha e o bicarbonato de sódio).
Em outra tigela, misture a pasta de amendoim, o óleo de coco, a água e o melado de cana.
Adicione os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misture com uma colher de pau. Em seguida, use as mãos para unir a massa.
Forre uma assadeira com papel manteiga. Divida a massa em 8 bolinhas do tamanho de bolas de golfe e achate-as levemente com a palma da mão.
Asse por 8 a 10 minutos (o tempo pode variar dependendo da espessura do biscoito - se as bordas estiverem firmes, mas o centro ainda estiver macio, deve estar pronto).
Deixe esfriar por 15 minutos. Aproveite!
Crédito da foto e receita: Bit Of The Good Stuff

E então, gostaram das nossas sugestões? Escolheram alguma pra fazer? Conte pra gente! Esperamos que essas receitas tragam ainda mais alegria e sabor para o seu Natal. Um beijo e até a próxima!
Voltar para o blog